Resenha de Inferno, novo livro do Dan Brown
Fórmula
Os livros do Dan Brown são muito interessantes e, claro, Código da Vinci é o grande título que o lançou ao estrelato. A fórmula é a mesma. O livro começa com um crime, tem cenas rápidas, cortes que instigam o leitor a continuar lendo sem parar, mistura a genialidade de grandes nomes da história, polêmicas com a igreja católica e curiosidades da simbologia.
Os capítulos são rápidos, como um roteiro de filme de ação. Não há o mesmo nível de detalhe de outros livros, talvez porque esse modelo já esteja desgastado. Já não prende mais a atenção como nos outros títulos. Li o Código da Vinci no mesmo dia que chegou (comprei na internet). Virei a noite lendo, porque não conseguia parar. A fluidez do livro é impressionante. Terminei a leitura de madrugada, cansado mas satisfeito.
Resenha de Inferno
O Inferno se passa entre Florença, Veneza e Istambul e faz menção a grandes mestres como Dante Alighieri e sua Divina Comédia, além do Botticelli. Dessa vez, Langdon deve salvar o mundo de uma vírus mortal que foi desenvolvido para diminuir a quantidade de pessoas no mundo, resolvendo o problema da superpopulação. As questões éticas se desenvolvem em torno desse tema. Para resolver o problema da superpopulação que pode destruir o planeta, a solução proposta por um cientista seria matar alguns bilhões de pessoas.
Este foi o primeiro livro que comprei e li no Kindle. Não por esse motivo, foi o livro do Dan Brown que mais demorei a ler, porque realmente não é o melhor trabalho do autor. Depois de terminar a leitura, ficou a impressão de um livro escrito às pressas. A fórmula de sucesso está presente, todos os elementos de um grande blockbuster estão ali, mas não tem o mesmo cuidado com os detalhes que nos outros livros faz o leitor se sentir presente nas cenas.
Conclusão
Inferno segue a mesma fórmula dos demais títulos de Dan Brown, mas não é tão bom quanto os anteriores. Vale a pena ser lido sem pressa, nas férias ou se não houver nenhum outro livro mais interessante na prateleira.
Garante um bom nível de diversão principalmente por causa das curiosidades e polêmicas, mas o enredo não está escrito com o mesmo cuidado de antes. O melhor livro continua sendo O Código da Vinci, que é o leitor de primeira viagem deveria começar.
Lista de livros – Dan Brown
- Fortaleza Digital
- Ponto de Impacto
- Anjos e Demônios
- O Código Da Vinci
- O Símbolo Perdido
- Inferno